Não deixe de curtir a página do "Espírita Na Rede" no Facebook, clique na foto abaixo para ser direcionado:

CONTADOR DE VISITAS

contador de visitas

Clique na imagem abaixo para pausar a música de fundo:

"Quem foi Allan Kardec?"

 

 

Nascido em 1804, homem de grande saber e figura eminente à sua época, dedica-se aos 50 anos de idade a estudar os fatos espíritas. Céptico, a princípio, descobre ali as leis que regem o mundo dos espíritos. Por muitos considerado o pai do espiritismo, não o foi, mas sim, o codificador da doutrina espírita ( ou espiritismo). Deixou obra feita e depois do seu desenlace ninguém pode conhecer bem o espiritismo sem conhecer essa figura inesquecível que foi Allan Kardec.
Muitas pessoas confundem Allan Kardec, o codificador do espiritismo, com o pai religioso da doutrina espírita, como se esta fosse uma religião e tivesse um iniciador. Com oespiritismo, as coisas foram bem diferentes. Os factos espíritas espalharam-se por todo o mundo e os ensinos que os espíritos davam, por intermédio de numerosíssimos médiuns, eram conformes, sem que os médiuns se conhecessem ou se tivessem contactado. Nasce assim a doutrina espírita ou doutrina dos espíritos mais propriamente, pois foram estes que a trouxeram aos homens. Daí, o espiritismo não ter paternidade terrena. Ninguém é seu autor, mas sim a falange de espíritos superiores que vieram trazer à Terra o Consolador prometido por Jesus, hà dois mil anos.

 

Nascido em Lyon, França, a 3 de Outubro de 1804, filho único de uma família antiga que se distinguiu na magistratura e na advocacia, Hippolyte Léon Denizard Rivail, (Allan Kardec) desde cedo se sente inclinado ao estudo das ciências e da flosofia.
"Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suiça), cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos desse célebre professor e um dos zelosos propagandistas do seu sistema de educação, que tão grande influência exerceu sobre a reforma do ensino na França e na Alemanha."(1)
"Nascido sob a religião católica, mas educado num país protestante, os actos de intolerância que por isso teve de suportar, no tocante a essa circunstância, cedo o levaram a conceber a ideia de uma reforma religiosa, na qual trabalhou  em silêncio durante longos anos com o intuito de alcançar a unificação das crenças."(1)
Voltou a França após concluir os seus estudos. Falando o alemão, françês, espanhol, italiano e holandês, traduziu para o alemão várias obras de educação e de moral, bem como as obras de Fénelon.
Foi membro de várias sociedades sábias, tendo sido premiado pela Academia Real de Arras, em 1831 pelo notável trabalho abordando o tema "Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?". Paralelamente, entre 1835 e 1840 deu cursos gratuitos de Física, Anatomia comparada, Química, Astronomia, entre outros. Inventou um método de ensinar a contar e um quadro mnemónico da História de França. Escreveu muitos livros didáticos, investigador sério e prudente, pensador, filósofo, pedagogo, percursor da moderna parapsicologia, tinha conhecimento do magnetismo humano, tendo sido médico, segundo um dos autores que fez a sua biografia.(2)
"Antes que o Espiritismo lhe popularizasse o pseudónimo de Allan Kardec, já ele se ilustrara, como se vê, por meio de trabalhos de natureza muito diferente, porém tendo todos, como objectivo, esclarecer as massas e prendê-las melhor às respectivas famílias e países:"

Espiritismo: ciência, filosofia e ética 

Aos 50 anos de idade começou a investigar os fatos espíritas, utilizando os  métodos experimental e indutivo. Nascia assim a ciência espírita. É impossível pois, falar de espiritismo sem se falar de Allan Kardec.
Sendo senhor de grande posição intelectual e de respeito social, adopta o pseudónimo de Allan Kardec, nome que teria tido numa reencarnação anterior, para que a doutrina espírita não fosse aceite em função do seu verdadeiro nome e consequente respeito social, mas sim pela pureza e lógica das suas ideias.
Codificou a doutrina espírita, depois de investigar exaustivamente. Assim aparece a sua obra - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo O Espiritismo, O Céu e o Inferno e  A Génese -, obra essa proveniente da espiritualidade superior, ditada epelos espíritos através de médiuns, por ele investigada em cerca de 1000 grupos espíritas, e que passou pelo crivo da razão, pela lógia e pelo raciocínio frio e calculista do homem de ciência que foi Allan Kardec, a quem chamaram " o bom senso encarnado (no corpo de carne)".
Foi um lutador e um trabalhador até desencarnar (largar o corpo de carne, falecer), não tendo retirado nenhum provento pecuniário para si próprio, antes pelo contrário. Explica-nos que  "O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabeleçem entre nós e os espíritos; como filosofia, comprreende todas as consequências que dimanam dessas mesmas relações.

Podemos defini-lo assim: o Espiritismo é uma ciência que trata da origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". 

 
Neste 31 de março de 1995, contam-se 126 anos da desencarnação de Kardec e a obra que ele codificou aí está, perene, espalhada pelos quatro cantos, a ser alvo do interesse quer dos adeptos espíritas, quer dos cépticos e mesmo dos seus opositores, resistindo sem máqula à tentativa de banalização da sua figura, por parte daqueles que perseguem o espiritismo, mesmo ignorando o que estão a dizer e sem se saber bem porquê. Mas, que importa essas atitudes de pseudo-sábios? O que é, é , e não será a presunção deste ou daquele acérrimo perseguidor que alterará a verdade dos factos. O tempo é sempre o melhor conselheiro e relembrando palavras sábias de Emmanuel, não exijamos que os outros pensem como nós, na certeza de que como a árvore de fruto necessita de tempo para que o homem dela se possa servir, também os opositores de hoje serão os amigos de amanhã, iniludivelmente, quando a grande ponte da fraternidade destruir as barreiras do orgulho e da presunção humana, geradores de múltiplos conflitos.Caso esteja interessado em conhecer  os livros fundamentais para a compreensão do espiritismo, poderá encontrá-los em qualquer centro espírita.

Bibliografia: 
(1) - Kardec, Allan, "Obras Póstumas", FEB, 18ª edição, Biografia de Allan Kardec 
(2) - Sausse, Henri, "Biografia de Allan Kardec"(citação  retirada de separata  da revista "Estudos Psíquicos" intitulada "Allan Kardec - sua vida e obra", de André  Dumas).

 

* * * * *

Mensagens

A cada nova existência, o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal.


                                                   * * * * *


A concordância no ensino dos Espíritos é, pois, o melhor controle, mas ainda é preciso que ocorra em certas condições.

 

                                                   * * * * *

A duração dos sofrimentos se baseia no tempo necessário da sua existência.

 

                                                   * * * * *

A esperança e a caridade são uma consequência da fé.

 

                                                   * * * * *

A felicidade dos Espíritos é sempre proporcional à sua elevação.

 

                                                   * * * * *

A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender.

 

                                                   * * * * *

A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.

 

                                                   * * * * *

A lei natural traça ao homem o limite de suas necessidades, e quando ela a ultrapassa, é punido pelo sofrimento.

 

                                                   * * * * *

A natureza das vicissitudes e das provas que suportamos pode, também, nos esclarecer sobre o que fomos e o que fizemos, como neste mundo julgamos os fatos de um culpado pelos castigos que lhe infringe a lei.

 

                                                    * * * * *

 

 

 

 

 



 

 

Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei.

 

* * * * *

 

Fora da Caridade não há Salvação.

 

* * * * *

 

Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade.

 

* * * * *

 

Aqueles que passam a sua vida na abundância e na felicidade humana são espíritos frouxos que permanecem estacionários

 

* * * * *

 

Se tornarmos a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável, teremos milagres incessantemente sob as vistas. Aspiramo-los no ar e calcamo-los aos pés, porque tudo então é milagre em a Natureza.

 

* * * * *

 

Deus povoou os mundos de seres vivos, concorrendo todos ao objetivo firme da providência.

 

* * * * *

 

Como acreditar que Deus só ao Espírito mal permita que se manifeste, para perder-nos, sem nos dar por contrapeso os conselhos dos bons Espíritos.

 

* * * * *

O melhor general não é o que se atira de corpo e alma na refrega, mas o que sabe esperar e calcular o momento certo.

 

* * * * *  

 

Continuai, pois, meus amigos, a grande obra de regeneração, iniciada sob tão felizes auspícios, e em breve colhereis os frutos da vossa perseverança. Provai, sobretudo pela união e pela prática do bem, que o Espiritismo é a garantia da paz e da concórdia entre os homens e fazei que, em se vos vendo, se possa dizer que seria desejável que todos fossem espíritas.

 

* * * * *  

 

 

Não vos esqueçais de que a tática de vossos inimigos encarnados e desencarnados é dividir-vos. Provai-lhes que perderão o tempo se tentarem suscitar entre os grupos sentimentos de inveja e rivalidade, que seriam uma apostasia da verdadeira Doutrina Espírita cristã.

 

* * * * *  

  

Ajudar-vos com os meus conselhos naquilo que estiver em meu poder fazê-lo. E o que de mais agradável me podeis oferecer é o espetáculo de uma união boa, franca e sólida. Crede que os termos tão afetuosos do vosso convite para mim valem mais que todos os banquetes do mundo, ainda que fossem oferecidos num palácio.

 

* * * * *  

 

Vós que achais que ele caminha rápido demais, por que não o interrompeis, ou melhor, por que não ides mais depressa do que ele? O meio de barrar-lhe a passagem é muito simples: fazei melhor que ele; dai mais do que ele dá; tornai os homens melhores, mais felizes, mais crentes do que ele pode fazer, e as pessoas o deixarão para vos seguir.

 

* * * * *  

“Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade."

 

* * * * *

 

"A esperança e a caridade são uma consequencia da fé."

 

* * * * *

 

"A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um."

 

* * * * * 

  

"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza."

 

* * * * *

 

"Só é inabalável a fé que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade."

 

* * * * *

 

"Os males deste mundo estão em razão das necessidades fictícias que criais para vós mesmos."

 

* * * * *

 

"Não se pode ter, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo."

 

* * * * *

  

"Não se aflija por antecipação, porquanto que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte."

 

* * * * *

 

"Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

 

* * * * *

 

"Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado."

 

* * * * *

 

"Não se pode ter, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo."

Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância.

 

 * * * * *

 

Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono."

 

* * * * * 

 

Possuímos em nós mesmos pelo pensamento e a vontade um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea.

 

 

* * * * * 

 

Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.

 

* * * * * 

A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal.

 

* * * * *



Espiritismo, aquilo que vos pode melhorar; eis o essencial... No próprio interesse do Espiritismo, que ainda é jovem, mas que amadurece depressa, deveis opor uma firmeza inabalável aos que buscarem vos arrastar por um caminho perigoso.

 

* * * * *

 

O Espiritismo bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, conduz, forçosamente à prática da lei da justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o verdadeiro cristão, pois um e outro são a mesma coisa. O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.

 

* * * * *

Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si próprio; perdoar aos amigos é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar-se melhor do que era.

 

* * * * *